quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Os perigos por trás da manicure

Lixa de pé
Se ela foi passada no pé de alguém com micose, a próxima cliente do salão pode ser vítima dos fungos.


Lixa de unha
Também pode transmitir micoses. A unha esfarinha e fica esbranquiçada.


Alicate
É o maior responsável pela transmissão de doenças como a Hepatite C e de infecções por bactérias, fungos e outros vírus, como o da verruga. Já o risco de se contaminar com o vírus da Aids é baixo, porque ele não resiste muito tempo vivo fora do corpo.


Bacias e potes A água quente usada para amolecer a cutícula ajuda na proliferação de fungos. Por isso, compartilhar aquelas bacias de pé e mão é contra-indicado. A manicure deve amolecer a cutícula com algodão úmido.


Palitos de unha Como são de madeira, não se costuma esterilizá-los. Por isso, são fonte de fungos que podem transmitir doenças à pele.

Esterilização
Quase ninguém percebe como é feito o processo de esterilização e, por conta disso, algumas manicures, ao terminar de fazer a unha de um cliente, limpa o alicate apenas com um algodão embebido de acetona e acreditam que o alicate está esterilizado. Além disso, o ritmo intenso de trabalho dos profissionais de manicure e pedicure, que normalmente atendem muitas clientes por dia, pode comprometer uma adequada esterilização dos equipamentos e mesmo que o salão de beleza trabalhe com materiais esterilizados, muitas vezes a forma de disposição de alicates nas estufas resulta em uma esterilização incorreta. Por isso, se não se conhece detalhadamente o processo de esterilização do salão de beleza, não se tem como garantir que o material está corretamente esterilizado.



MINHA OPINIÃO
O ideal é que o material seja todo descartável. Porém o mais correto, é que toda pessoa que for arrumar as unhas em um salão tenha seu próprio kit manicure. Se não for possível levar o próprio kit, deve-se pedir à manicure que use lixas e espátulas de madeira descartáveis. Alicates, tesouras e espátulas de metal devem ser lavados com sabão, imersos em substâncias químicas capazes de eliminar todo tipo de bactéria (não vale acetona nem álcool) e depois colocados em uma estufa seca. Em relação a lixa de pé, só descartável.

Um comentário:

  1. Esses cuidados são suuuper importantes!
    Eu sou ultra paranóica, então nem consigo ir em manicure. hauhauh Cuido das minhas próprias unhas! =P
    Sempre brigo com a minha mãe quando ela vai em alguma e não leva o próprio kit. =\

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...